No dia 06 de outubro ocorreu mais uma etapa do Projeto de Extensão Universitária “Núcleo de Inclusão da Mulher FAMA”-NIMFA, no campus da Faculdade da Amazônia-FAMA. A ação envolveu professores e estudantes – do 2º e 8º períodos – do curso de Serviço Social.

As atividades desenvolveram-se através de entrevistas e cadastramento de mulheres para o acompanhamento biopsicossocial das participantes e familiares, além da orientação e coleta de material para análise laboratorial, que tem como objetivo a prevenção do câncer do colo do útero.

As coletas foram realizadas por meio da parceria firmada entre a FAMA e a UBS Lírio Hoesel (Bairro Cristo Rei), com atendimento e recolhimento do material para realização dos exames sendo feito pela enfermeira Obstétrica Andréa de Souza do Norte

Na ocasião, também foram entregues resultados dos exames realizados no mês de setembro e encaminhamentos necessários.

Em alusão a campanha “Outubro Rosa”, a ação foi planejada buscando debater a importância do autocuidado, sendo oferecido no dia um tutorial de maquiagem e distribuído brindes as participantes.

De acordo com a equipe do NIMFA, mais atividades estão sendo programadas para o mês de novembro.

O projeto NIMFA se propõe através de uma ação básica de cuidado à saúde da mulher, realizar assistência ginecológica com o exame de Papanicolau (preventivo de câncer do colo do útero), buscando integralizar o meio acadêmico com a comunidade, vinculando a mulher a um status de atenção social.