Focada no aperfeiçoamento da gestão e na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, a Faculdade da Amazônia-FAMA ofereceu a docentes e técnicos uma palestra sobre o “Programa 5S”, ministrada pela bióloga e gestora de qualidade total da JBS, Naiara Abrahim, na quinta-feira, 28 de janeiro.
Abrahim explicou sobre o surgimento do “5S” na década de 1950 no Japão, e as motivações que levaram a criar o Programa. “O ‘5s’ veio no pós-guerra, após uma parte do Japão ser destruída e ajudou na organização para que o país se reerguesse. Com isso, o ‘Programa 5S’ tornou-se também uma filosofia transmitida de geração para geração, de pais para filhos e filhas”, frisou.
Naiara também explanou sobre como funciona o “5S” no ambiente organizacional e os benefícios proporcionados pelo Programa. “O ‘5S’ visa à melhoria da produtividade, a humanização e a qualidade do ambiente de trabalho, visando menos desperdício, mais aproveitamento, mais organização, mais limpeza e respeito a si e aos (as) companheiros (as) de trabalho”, disse.
De acordo com a bióloga e gestora o Programa se baseia em cinco sensos: Seiri (Senso de Utilização); Seiton (Senso de Organização); Seiso (Senso de Limpeza); Seiketsu (Senso de Padronização); e Shitsuke (Senso de disciplina).
Ao final, a palestrante realizou uma dinâmica de tempo e organização com a equipe, que teceu elogios a Naiara pela apresentação do “5S”.