(69) 9 8411-5301 ou (69) 9 8486-5299 (Whatsapp)

Os acadêmicos do sexto período do curso de Psicologia da Faculdade da Amazônia – FAMA, desenvolveram pesquisas bibliográfica e práticas apresentada em Seminários no decorrer do semestre 2018/2, juntamente com a docente Esp. Maria Rosa de Oliveira.

Os temas relacionados proporcionam um encontro com a temática da disciplina: Psicologia da Pessoa com Necessidades Especiais-PPNE, englobando o conceito de excepcionalidade e suas implicações na vida do educando excepcional, bem como, o respeito às diferenças individuais, a minimização do preconceito sobre a pessoa portadora de necessidades especiais e o embasamento teórico sobre o sistema educacional de Ensino Especial.

Essa inclusão já é uma realidade, no entanto, é preciso que os alunos estejam capacitados para atender as necessidades desses indivíduos. Assim, no decorrer do semestre foram abordados os temas:

  • História, Deficiência e Educação Especial
  • Barreiras Atitudinais / Sobre a Identidade e diferenças na Escola / Mudanças na Escola
  • Atendimento Especializado – AEE / Formação de professores para o AEE
  • Diferença de Doença mental, Distúrbio, Problema e Dificuldade
  • Legislação Política Nacional de Educação Especial.
  • Deficiência Intelectual (Mental) / Deficiência visual
  • Deficiência auditiva / Deficiência múltipla
  • Surdo cegueira / Síndrome de Rett
  • Síndrome de West /Paralisia cerebral / TDAH
  • Autismo / Altas habilidades
  • Síndrome de Down / Contribuições da Psicologia para a Educação Especial
  • Síndrome Edwuard
  • Debate Livre com a Professora Leonira
  • Visita na Escola

Para finalizar os seminários a professora Leonira Ofrunã Rodrigues foi convidada a se fazer presente para um debate no dia 25 de outubro na sede da FAMA, sala de aula do 6º período, tendo como finalidade elucidar como sucede os atendimentos do AEE nas escolas do município e o processo de Inclusão da Educação Especial. Na oportunidade, foram convidados os colegas (acadêmicos do 1º, 8º e 10º períodos) a se fazerem presentes.