Os acadêmicos do primeiro período do curso de Psicologia da Faculdade da Amazônia – FAMA, desenvolveram pesquisas bibliográfica e práticas apresentada em Seminários no decorrer do semestre letivo 2018/2, juntamente com a docente Esp. Maria Rosa de Oliveira.
A formação da (o) psicóloga(o) brasileira(o) tem sido alvo de debate e reflexão desde muito antes da regulamentação da profissão. E certamente esse debate estará sempre presente, na busca constante da qualificação teórico-metodológica, ética e técnica, e da atualização desse processo.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais foram criados pela Lei nº 5.766, de 20/12/1971. As funções dessas autarquias são fiscalizar e orientar o exercício profissional para garantir o compromisso ético na prestação de serviços psicológicos à sociedade.
Enfatiza-se que, a formação do psicólogo neste contexto de mudanças, nos remete alguns princípios norteadores para a formação acadêmica:
- desenvolver a consciência política de cidadania e o compromisso com a realidade social e a qualidade de vida;
- desenvolver atitude de construção de conhecimentos, enfatizando uma postura crítica, investigadora e criativa, fomentando a pesquisa num contexto de ação – reflexão – ação, bem como viabilizando a produção técnico – científica;
- desenvolver o compromisso da ação profissional quotidiana baseada em princípios éticos, e desenvolver o sentido da universidade, contemplando a interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- desenvolver a formação básica pluralista, fundamentada na discussão epistemológica, visando a consolidação de práticas profissionais, conforme a realidade sociocultural, adequando o currículo pleno de cada agência formadora ao contexto regional;
- desenvolver uma concepção de homem, compreendido em sua integralidade e na dinâmica de suas condições concretas de existência;
- desenvolver práticas de interlocução entre os diversos segmentos acadêmicos, para avaliação permanente do processo de formação. Estimulando a reflexão permanente destes fundamentos;
- desenvolver práticas de interlocução entre os diversos segmentos acadêmicos, para avaliação permanente do processo de formação.
Ressalta-se que, os temas relacionados proporcionaram um encontro com a temática da disciplina de Psicologia Ciências e Profissão no contexto Contemporâneo, englobando: a Dinâmica profissional, as áreas de atuação do psicólogo; ciências e ética; o fenômeno Psicológico emergente; a Psicologia e a Interdisciplinaridade; Universalidade dos Projetos; o Código de Ética; Humanos X Computadores; a Origem da Psicologia Cientifica e Urgências atuais; Terapia On-line e a diversidade da Psicologia.
Entretanto, o processo de exposição da metodologia utilizada nos seminários foram trabalhos em grupos; estudos dirigidos; dinâmicas de grupo, rodas de conversa, debates; estudos de caso, teatro, entrevistas e reflexão. A temática enfatizou as diferentes práticas psicológicas, levando-os a refletir sobre as transformações contemporâneas da psicologia.
No entanto, o objetivo primordial do curso é formar psicólogos(as) generalistas, com formação teórica e metodologicamente fundamentada para atuar em diferentes contextos socioculturais e profissionais, capazes de compreender o indivíduo de forma integral, analisar os processos psicológicos na construção da subjetividade humana, comprometidos com o desenvolvimento profissional, com a atuação ética, com a transformação social e com a promoção da saúde.
Por fim, para finalizar os seminários todos os acadêmicos, juntamente com a professora realizaram uma visita no Ministério Público, a fim de uma entrevista com a Psicóloga Esp. Edna Frota Araújo de Souza sobre a esfera da atuação do profissional de psicologia no campo jurídico e suas particularidades.
A Faculdade da Amazônia – FAMA, agradece a profissional que carinhosamente acolheu os acadêmicos, o nosso muito Obrigado!