(69) 9 8411-5301 ou (69) 9 8408-8023 (Whatsapp)

Os estudantes do curso de Serviço Social da Faculdade da Amazônia-FAMA, Valdinei de Oliveira (7º período) e Robert Martins (3º período) relataram na noite de ontem, 21, para os (as) demais estudantes do curso, a experiência da participação no XLI Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social-CONESS “Tereza de Banguela”, realizado entre os dias 14 a 17 de março na Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, em Cuiabá.

Entusiasmados, Valdinei e Robert relataram o contato com demais estudantes de outras instituições e ressaltaram a pluralidade dos debates ocorridos durante o encontro. Os estudantes trouxeram adesivos, folders e cartilhas com diversos temas que circularam durante o CONESS.

Segundo os estudantes, temas como racismo, feminismo, direitos LGBTQ e a perda de direitos da classe e a reformulação do estatuto do CONESS foram temas de debates durante o encontro.

Valdinei – que também é representante discente no Conselho Superior da FAMA-CONSUP – falou das dificuldades e perseguições ideológicas relatadas por estudantes de outros estados. “Alguns estudantes falaram que aulas estão sendo filmadas com o intuito de prejudicar professores. É uma realidade diferente da nossa, já que temos apoio da Coordenação do curso, da Instituição e da classe estudantil”, ponderou.

Ambos os discentes da FAMA incentivaram os (as) demais colegas a participarem de eventos desse mote, ressaltando a importância da troca de experiências e da bagagem adquirida.

 

 Movimento Estudantil e eventos de Serviço Social

Após os relatos das experiências, os (as) estudantes de Serviço Social da FAMA debateram sobre a criação do Centro Acadêmico do curso e a viabilização e manutenção da representação estudantil.

Também foi colocada para debate a ideia de um encontro de estudantes de Serviço Social de Rondônia, para a troca de ideias e relatos da realidade estudantil e profissional no estado.