De acordo com o docente, a reunião também teve o objetivo de debater as técnicas psicológicas aprendidas em sala de aula. “A Clínica Escola tem um papel social importante, visto que possibilita atendimento psicoterápico a população carente. Esse encontro foi para definirmos algumas demandas de trabalho”, explicou Carlos.
Os atendimentos psicológicos são gratuitos, destinados a crianças, adolescentes, adultos e idosos de baixa renda. Dentre os tratamentos estão a ludoterapia (psicoterapia infantil), orientação profissional, atendimentos individuais e grupais, além de rodas de conversas.
Os procedimentos serão realizados durante estágio supervisionado das discentes do curso de Formação em Psicologia, acompanhadas in loco por profissionais em psicologia da FAMA.
As demandas dos atendimentos provêm de encaminhamentos feitos diretamente pelos postos de saúde, policlínicas e o Centro de Atenção Psicossocial-CAPS. No ano passado, foram realizadas 1.435 consultas – uma média de 100 pacientes ao mês.
Em atuação junto à comunidade desde 2006, a Clínica Escola é um espaço vinculado ao curso de Psicologia da FAMA e se destina à formação de profissionais da área por meio da integração e consolidação dos ensinamentos propostos pelo projeto pedagógico do curso com orientação e acompanhamentos dos professores.
Serviço:
Clínica Escola de Psicologia da Faculdade da Amazônia-FAMA
Endereço: Avenida Gaudino Silva, casa nº 1633, no bairro Jardim I – próximo ao campus da FAMA.
Expediente: segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 12h; e das 14h às 18h.
Telefone: (69) 3322-1603.