(69) 9 8411-5301 ou (69) 9 8408-8023 (Whatsapp)

Os estudantes Rodrigo Pereira Sodré e Cássio Roberto Wermuth do 9º período do curso de Agronomia da Faculdade da Amazônia-FAMA estão desenvolvendo um projeto de produção de mini alfaces hidropônico no campo experimental da instituição.

Segundo o coordenador do curso de Agronomia da FAMA, professor esp. William Pereira da Silva, a iniciativa tem caráter inovador, uma vez que não há produção hidropônica de mini alfaces em Rondônia. As sementes da hortaliça utilizada pelos estudantes vieram do Rio Grande do Sul.

Iniciado em dezembro do ano passado, desde a revitalização da estufa, estrutura hidráulica e demais serviços, o projeto dos estudantes busca analisar a viabilidade financeira e de comércio para implantação na região.  Para Sodré, o projeto hidropônico também despertou o interesse científico e será objeto de pesquisa do seu Trabalho de Conclusão de Curso-TCC.

A hidroponia consiste em uma técnica de cultivo de vegetais sem a necessidade da terra (solo), sempre sendo cultivados em estufas. As plantas são mantidas em suportes artificiais, e fornecem os nutrientes dissolvidos diretamente na água de irrigação, que é chamada de “solução nutritiva”.

Algumas das vantagens da produção hidropônica são: a diminuição significativa na ação de insetos; menor uso de defensivos agrícolas; uso de espaço reduzido para o cultivo; e os vegetais são colhidos mais limpos.