A Faculdade da Amazônia-FAMA recebeu na noite de ontem, 10, o Procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonseca que ministrou a palestra “Epilepsia em Debate na Sociedade” no auditório da Instituição. O projeto – iniciado em 2010 – atualmente tem parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e percorre todo o estado de RO.

Ao iniciar sua fala, Fonseca ressaltou à véspera do Dia Latino Americano da Epilepsia, celebrado em 09 de setembro, e do Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia – o Purple Day -, comemorado dia 26 de março. Adiante, foi executada a música de sua autoria “Epilepsia na Escola”.

O Procurador também ressaltou os trabalhos desenvolvidos na Casa de Apoio às Pessoas com Epilepsia “Ana Fonseca”, em Porto Velho. “Ana é minha irmã e é portadora da epilepsia. Este espaço é para cuidar de pessoas e suas famílias de todo o estado [de Rondônia]”, explicou.

A Casa “Ana Fonseca” possui atendimento médico especializado; atendimento psicológico e social, além de atividades culturais, tricô e crochê. “Trabalhamos não só questões ligadas a saúde. Desenvolvemos intervenções culturais. Este ano ficamos em segundo lugar no arraial ‘Flor do Maracujá’, junto ao bloco ‘Boi Manhoso’”, disse o Procurador.

Fonseca também frisou os conceitos, causas, tratamentos e estágios da epilepsia, assim como as leis estaduais que amparam a família e o portador. O palestrante demonstrou como reagir diante de uma pessoa com crise epilética.

Ao final, o Procurador respondeu a dúvidas do público e interagiu expondo frases que desmitificam e conscientizam a epilepsia.

 

Confira a galeria de imagens: