(69) 9 8411-5301 ou (69) 9 8408-8023 (Whatsapp)

A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade da Amazônia-FAMA e responsável pelo projeto de extensão “O Brincar no Hospital”, professora esp. Luísa Neves Alencar, falou sobre as ações da capacitação.

Dez estudantes dos cursos de Psicologia e Serviço Social participaram da atividade que ocorreu dia 02 de abril. Foram realizadas atividades teóricas – com minicurso voltado a contextos e conceitos do tema –, visita técnica ao Hospital Regional de Vilhena-HRV, Adamastor Teixeira de Oliveira e, por fim, a atividade in loco.

De acordo com a professora Luísa essa é a segunda vez que a formação é ofertada – sendo iniciada em outubro de 2018. O projeto é voltado para a brinquedoteca do HRV e pode ser expandido para outras unidades de saúde. O espaço voltou a funcionar no dia 19 de março. Até o dia 30 de abril, 40 crianças passaram pela brinquedoteca.

O espaço tem funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 11h e aos sábados, das 8h às 11h e das 14h às 17h e oferece atividades lúdicas com crianças em internação, como desenho, pintura, montagem de quebra-cabeças, contação de histórias, etc. “Hoje os alunos da FAMA são responsáveis em cuidar do espaço, desempenhando o papel de brinquedistas voluntários”, ressaltou a docente.

As brinquedotecas em unidades de saúde que oferecem atendimento pediátrico são garantidas pela Lei n.º 11.104/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade do espaço voltado a crianças e seus (suas) acompanhantes.